Uma das pautas da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público que aconteceu no último dia 21 de Março, quarta, era a votação pela regulamentação do profissional de design gráfico no Brasil. A Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal - ADEGRAF - se mobilizou juntamente com a Associação de Designers Gráficos - ADG Brasil - para demonstrar a relevância do tema aos deputados e também para passar interesse sobre o projeto de lei.
A mesma discussão já foi e ainda é feita na abrangente área da computação, a qual eu estudava anteriormente. Apesar da questão ser a mesma, a regulamentação da profissão, diferente do que acontecia naquela situação, eu não tenho uma opinião formada sobre a questão do design gráfico no Brasil. Com relação a computação, eu me opunha à regulamentação, pelo menos por enquanto. Acreditava que a área estava em pleno desenvolvimento e precisava amadurecer e se estabilizar um pouco antes de ser regulamentada da forma que se almejava. Mas com relação aos designers gráficos, eu não tenho uma opinião ainda. Há muitos fatores a serem considerados numa situação como essa, principalmente se levarmos em conta que boa parte da população ainda não faz ideia do que um designer gráfico faz. Talvez por isso mesmo a regulamentação seja interessante.
A ADG defende a regulamentação como algo que beneficiará o desenvolvimento do design no Brasil, sendo uma questão importante para toda a sociedade. Dessa forma, como apoiador da ADG, acredito que a aprovação do projeto de lei seja válida.
A votação que aconteceria na última quarta-feira, no entanto, foi adiada para a próxima, no dia 28/03. Acompanhe e saiba como apoiar também: ADG Brasil e ADEGRAF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário