4.9.13

Projeto gráfico para expografia: Arte Naturalista

Mais um projeto gráfico relacionado a expografia que participei há alguns meses atrás foi o da exposição Arte Naturalista, inaugurada no dia 4 de Abril desse ano, no Museu da Gente Sergipana.

Tratou-se de uma mostra dos trabalhos realizados no projeto de mesmo nome, que propunha ensinar consciência ambiental através da arte para adolescentes do município de Santa Luzia do Itanhy, no território Sul do estado de Sergipe. Tal mostra reuniu oito jovens talentos que utilizaram técnicas como aquarela, grafite e nanquim para retratar elementos da fauna e flora da região, especialmente os presentes no ecossistema do manguezal, bastante característico.

O maior desafio nesse projeto, além de um prazo limitadíssimo e quase proibitivo, foi trabalhar cooperativamente com o arquiteto responsável pela expografia. Relacionar os elementos de identidade visual pensados para a exposição com a ambientação e suportes idealizados por Zilton Cavalcanti, o arquiteto, foi um processo delicioso de construção do design de toda a exposição. Detalhes simples, mas que, como em qualquer projeto de design, fazem toda a diferença, foram cruciais nessa etapa projetual. Alterar cores já definidas para que se adequassem ao suporte, por exemplo, ou ainda ajustar medidas para manter a harmonia suporte-tela-tipografia... toda decisão tomada precisava estar relacionada com a expografia.

Os aspectos de sinalização e ergonomia, fortemente presentes em qualquer projeto desse tipo, também são um desafio a parte, mas foi poder trabalhar em sintonia para construir uma identidade sólida que tornou-se o aspecto mais recompensador do trabalho. Foi extremamente gratificante poder contribuir com esse momento especial, tanto para os jovens artistas, como também para todos os que visitaram a exposição e puderam entrar em contato com esse projeto delicado, com os talentos inesperados e principalmente com a arte que retrata elementos da beleza natural do manguezal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário