22.8.13

Projeto gráfico para expografia: Arte com Ciência

Em menos de seis meses, me deparei com o mesmo tipo de projeto três vezes: programação visual para exposições. Eu ainda não tinha tido a oportunidade de me dedicar a esse tipo de trabalho, que envolve uma série de conhecimentos de design relacionados, como sistemas de identidade visual, sinalização, ergonomia e design de ambientes. E, apesar de já haver algum tempo que eles foram realizados, acho importante deixar a experiência registrada por aqui também.

O primeiro deles, também o menor, foi para o Museu da Gente Sergipana localizado em Aracaju, Sergipe. Tratou-se da microexposição de dispositivos interativos para museus de ciência, gerados através do projeto Arte com Ciência. Um projeto realizado conjuntamente pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação — IPTI, a Universidade Federal de Sergipe e a Secretaria do Estado da Educação. Como eu já havia participado como designer do projeto há algum tempo atrás, acabei sendo chamado para realizar a comunicação visual da microexposição também, um dos resultados das atividades do Arte com Ciência.

Os dispositivos expostos são dois: um deles trata do Fogão Solar como maneira sustentável de preparo de alimentos, enquanto o outro trata da cultura e preservação do Aratu, animal típico da região de Sergipe, que habita o ecossistema dos Manguezais. Os dispositivos foram gerados por uma equipe do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, coordenados por Rejane Spitz. Minha atribuição foi gerar a sinalização para a sala que abrigaria os tais dispositivos, baseando-se sempre na linguagem visual já desenvolvida para o Arte com Ciência.

Inaugurada em Março, a exposição ainda está aberta à visitação do público no Museu da Gente Sergipana, pois faz parte de um esforço do Museu em trazer um público escolar pertencente ao ensino fundamental, interagindo com os dispositivos educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário