6.8.12

XI Fórum Internacional de Criatividade e Inovação

Nos últimos dias 01, 02 e 03 de Agosto aconteceu aqui em Aracaju/SE, a décima primeira edição do FICI - Fórum Internacional de Criatividade e Inovação promovido pela Fundação Brasil Criativo. Já tinha ouvido falar do evento no último ano, mas só agora tive a oportunidade de participar e fiquei bastante satisfeito com o que vi por lá.
Os vários temas que o termo "criatividade e inovação" englobam já estão em destaque numa escala mundial há algum tempo. Acho interessante que eles venham recebendo esse tipo de atenção, porque, de fato, são extremamente importantes não só para a sobrevivência de uma organização no atual cenário de mudanças rápidas, enfoque mais comum, mas para a construção de uma sociedade melhor. Exatamente por isso achei válida a diversidade de temas do fórum em seus painéis, palestras e oficinas: educação criativa, economia criativa, desenvolvimento social, empreendedorismo criativo, metodologias e processos criativos...

Dentre os vários assuntos importantes que foram discutidos nesses três dias, destaco as palestras de Catarina Selada, que trabalha na Inteli - Inteligência e Inovação, em Portugal, e possui um background de trabalhos admiráveis no desenvolvimento criativo de comunidades e cidades portuguesas; Stela Maris San Matin, professora da FAAP, com uma visão acadêmica bastante enriquecedora sobre o que é criatividade, como ela se dá e o seu processo até a ação criadora de fato; Ana Luiza do Amaral, professora da UnB que mostra como fatos comum do sistema de ensino atual podam a criatividade de maneira assustadora e sugere medidas simples, que já deveriam fazer parte do repertório de qualquer professor, para mudar um pouco esse quadro; e José Maria Gasalla, professor espanhol com uma palestra divertidíssima sobre como a criatividade é importante e como todos deviam passar a incorpora-la na própria vida.
Destaco também a ousadia de Fernando Viana, presidente da Fundação Brasil Criativo, por fazer acontecer um evento com esse porte e esse tema em Aracaju.

É certo que muito do que foi dito no evento é algo bastante habitual para pessoas da área criativa, como designers. Mas é importante notar que outras áreas estão finalmente percebendo o poder que a criatividade tem para melhorar qualquer segmento em que seja aplicada. Tanto que se podia notar a diversidade de idades e áreas dos participantes. Assim, somente a possibilidade de um espaço para a discussão de temas como esse, com a variedade de enfoques que foi dada, já é extremamente válida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário