11.1.13

Hb : Projeto de Identidade Visual

Venho comentar aqui, já com algum atraso devido a um final de ano quase conturbado, o projeto de identidade visual para a tecnologia social Hb. Ele foi desenvolvido, em sua maior parte, em 2011, mas acabou sendo concluído apenas no segundo semestre do ano passado, por adiamentos por parte do cliente. No entanto, se tornou um projeto do qual me orgulho bastante pois foi possível traduzir graficamente as diretrizes, que extraí do conceito da própria tecnologia. 

Explico: o Hb é uma tecnologia social desenvolvida e implementada pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação - o IPTI - em Santa luzia do Itanhy, no sul do estado de Sergipe. Trata-se de uma metodologia reaplicável para o combate da anemia ferropriva. Esse é um problema causado pela má alimentação de crianças e adolescentes que acabam não ingerindo a quantidade suficiente de ferro necessária para um desenvolvimento saudável. E isso acontece não pela falta de condições de algumas comunidades: o alimento saudável e rico em ferro está presente, mas não há educação alimentar e a dieta acaba sendo comprometida pela ingestão excessiva de produtos industrializados com poucos nutrientes. Pode parecer aterrador, mas muitos municípios menos desenvolvidos sofrem bastante com esse tipo de situação, que acaba deixando marcas indeléveis na criança, repercutindo em uma posterior dificuldade no aprendizado e desenvolvimento físico e intelectual. 

Assim, o Hb propõe uma iniciativa conjunta entre a escola e os agentes de saúde para realizar medições dos índices de hemoglobina de cada criança e adolescente e estruturar uma reeducação alimentar à partir de vários recursos. Por esse motivo, foram adotadas três diretrizes que serviram de base para a estruturação do sistema de identidade visual proposto: a anemia ferropriva, o foco principal da tecnologia social; o interesse visual, por se tratar de um público diverso que vai desde crianças até os seus pais, passando por profissionais de saúde, buscou-se uma linguagem dinâmica e contemporânea; por fim, foi necessário que a identidade também fosse amigável, isso porque o tema é delicado e adentra ambientes familiares, por isso procurou-se adotar uma linha mais leve ao invés do tom mais rígido geralmente visto em questões relacionadas à saúde. 

Ao final do processo, o resultado foi um símbolo que representa duas hemácias. A primeira, menor e amarelada é a hemácia anêmica. A segunda, seria o seu segundo estágio: maior e já saudável. Essa é a transição que a tecnologia social Hb visa provocar, não apenas na saúde das crianças, mas na vida das comunidades envolvidas no projeto como um todo. O logotipo também foi inspirado nas formas arredondadas das hemácias, dialogando diretamente com o símbolo criado, além de provocar uma sensação mais amigável e orgânica. 

Outra possibilidade para o símbolo criado é que ele seja visto como um coração. Órgão principal do sistema circulatório, um dos sistemas afetados pela doença, que representa também amor e carinho. Sentimentos essenciais no desenvolvimento da metodologia Hb que envolve educação alimentar, relacionamento intrafamiliar e também entre agentes de saúde, escolas, famílias e crianças e adolescentes.

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