A Mostra Aracaju é o maior evento de arquitetura e alta decoração de Sergipe. Trata-se de uma mostra, que ocorre a cada dois anos, onde os mais renomados arquitetos e também novos nomes da arquitetura sergipana projetam um ambiente de acordo com o conceito e local da mostra, que varia a cada edição. Sendo uma espécie de CasaCor conceitualizada em Sergipe, o objetivo é valorizar as características e estilos arquitetônicos locais e também explorar o que há de mais novo em tendências desse ramo.
Esse ano, tive o prazer de contribuir com esse grande evento criando a assinatura visual para o ambiente "Refúgio do Velejador" para o talentoso arquiteto sergipano Wesley Lemos.
O projeto arquitetônico por si já é bastante ousado: ao invés de apenas um ambiente, o escritório Wesley Lemos Arquitetura & Design ficou encarregado de projetar toda uma casa de praia exclusivamente para a Mostra Aracaju. Assim, a equipe de arquitetos e decoradores se apropriaram da casa do caseiro para realizar a transformação.
O conceito utilizado por Wesley foi criar uma casa aconchegante que não perdesse a simplicidade da arquitetura original, se integrasse perfeitamente ao ambiente e se enriquecesse com um acabamento de alto padrão e itens de design muito bem selecionados. A ideia era criar um refúgio onde uma família pudesse escapar da vida urbana e aproveitar momentos tranquilos próximos ao mar. Dessa forma, espaços sofisticados, em tons navy e vanilla, junto com uma decoração que valoriza o melhor do rústico, deram o sentido ao conceito.
Fui responsável por criar uma assinatura gráfica que demonstrasse a sofisticação e a leveza do ambiente, buscando traduzir a paz e o amor ao mar sem perder o requinte. Ou seja, aplicar o conceito criado pelo arquiteto também no projeto gráfico do Refúgio do Velejador. Para isso, optei pela caligrafia do mestre Herman Zapf, em sua conhecida Zapfino aliada a uma pincelada rápida em azul marinho, cor principal do ambiente. A pincelada harmoniza-se à leveza do logotipo e visa representar o mar em suas ondas de calmaria.
A abertura do evento ao público se deu no dia 17 de Agosto e ele fica até o dia 30 de Setembro, lá na Reserva Aimoré, na Rodovia dos Náufragos. Com preços que variam entre $20 reais a $10 reais, a meia. Corre lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário