O Instituto Recriando é uma organização não governamental de Aracaju, em funcionamento desde 2002. Eles realizam um trabalho em prol da cidadania, defendendo os direitos das crianças e dos adolescentes através de projetos específicos e utilizando a metodologia Educomunicação. Tal método é uma forma inovadora de educar baseada na comunicação social. Ele pode ser percebido no Recriando em projetos como o Mídia Jovem, que busca transmitir técnicas de confecção de produtos midiáticos para jovens que de outra forma, não teriam como se expressar. A ideia que norteia toda a metodologia é que cada grupo tem sua cultura, seu próprio cenário e precisa ter uma voz própria, pois ninguém vai entender melhor seus problemas, dificuldades e anseios do que eles mesmos.
Um outro projeto do Instituto é o Infância em Foco, que consiste numa ação contínua de conscientização e alerta aos comunicadores sociais, jornalistas, publicitários e pessoas das casas públicas, em relação ao tratamento da criança e do jovem na mídia. Regularmente eles enviam um clipping de notícias para uma lista de emails com mais de mil nomes de profissionais interessados, além de uma agenda de pautas que envolvem a criança e o adolescente. Em ações esporádicas, também é função do projeto realizar oficinas de instrução para comunicadores, demonstrando qual a melhor forma de tratar assuntos tão delicados em mídias de grande e pequeno alcance.
Tive a felicidade de trabalhar, de forma voluntária, para o Instituto Recriando cuidando da criação da nova identidade visual para o projeto Infância em Foco junto com mais cinco colegas, sob o nome de Icó Estúdio. O desejo de mudança partiu da própria instituição que não se mostrava mais satisfeita com a maneira que o projeto se apresentava aos profissionais. O Icó teve a missão de sintetizar os novos anseios e transmiti-los à um design totalmente reformulado.
Dessa maneira, o conceito que norteou a criação foi a representação da infância e da comunicação. Mas sem infantilizar o conjunto, já que o público alvo dessa identidade são profissionais da comunicação. Outro ponto importante é que tudo fosse demonstrado de uma maneira leve e simples, pois esse é o tom do discurso que o projeto pretende ter: direto e sem complicações. Inicialmente, estávamos seguindo por uma linha de linguagem mais abstrata e conceitual, mas resolvemos adequar estrategicamente o nosso produto gráfico ao restante apresentado pelo Recriando: linguagem concreta e de leitura mais direta.
A identidade final adotou os smiles como elemento central da comunicação visual. Tratam-se de uma representação gráfica de um sentimento e/ou expressão facial. Hoje são utilizados em vários meios de comunicação e são a forma mais simples de aliar a sensibilidade, tão necessária para tratar de crianças e adolescentes, junto com a comunicação. Assim, no nosso projeto os smiles são a infância através da comunicação. As três expressões e o uso das três cores representam as diferentes situações e notícias que a mídia terá que abordar, assim como os diferentes cenários culturais em que cada criança está inserida. Essa última interpretação é importante pois o projeto acaba beneficiando jovens de diversas áreas e municípios. Por fim, as ondas são a propagação da informação, simbolizando que uma notícia bem passada e apresentada, tende a espalhar seu conteúdo de uma maneira melhor.
Para ler a matéria do Instituto Recriando sobre a mudança, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário