27.1.12

Régua e nanquim

Nos últimos dias acabei aceitando fazer parte como estagiário de um escritório de arquitetura e design sediado em Aracaju, Sergipe. A primeira tarefa era um trabalho que normalmente seria simples, se não estivesse inserido em um contexto organizacional diferente de outros que já conheci. Explico: projetar um design novo para uma ferramenta com a qual vários membros de uma organização já estão acostumados.
Isso significa, além da adequação estética, propor melhorias significativas e próprias para a rotina e cultura da empresa. Assim, o processo que duraria simplesmente algumas horas, se alongou por vários dias.
Mas bom design não é feito às pressas, mesmo.
Foi preciso antes de tudo realizar um levantamento extenso para conhecer a história e os projetos mais importantes que foram implementados, conhecer a rotina da organização, o tipo de trabalho desenvolvido ali, a forma como isso se dá e os diferentes tipos de interação com a ferramenta. E aí, em meio a esse grande processo de reconhecimento, percebi aquela coisa que alguns dos professores e teóricos do design falam logo no primeiro período do curso: "designer precisa saber trabalhar com o olhar".
Na época pode parecer poético, mas no fundo todos, com o tempo, passam a achar esse tipo de discurso extremamente ingênuo-idealista. Principalmente quando se deparam com rotinas de trabalho aplicadas em algumas agências e organizações. No entanto, em uma semana inserido em um contexto organizacional, nenhuma outra técnica me ajudou tanto quanto a observação.
Perceber o que está errado, o que pode ser melhorado, de que forma você pode contribuir... isso é muito mais uma questão de observar do que ir lá e perguntar de fato. E isso não diz respeito apenas ao design. Provavelmente administradores precisam fazer o mesmo para propor melhorias para os processos.
A valorização não foi apenas do olho: a régua e a caneta nanquim me ajudaram de maneira surpreendente nos últimos dias. Em tempos de computadores e smartphones, creio que a possibilidade de passar um tempo longe dos softwares habituais e me dedicar ao rascunho à mão, medições com régua ou simples observação de materiais gráficos foi importantíssimo para perceber o quão úteis eles podem ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário