29.10.14

Biblioteca Luminescência : projeto de Identidade Visual

Durante a minha ainda curta trajetória como designer gráfico, o tipo de projeto que mais pude realizar foi a construção de identidades visuais para os mais variados propósitos. Fico feliz que tenha sido assim, pois apesar de ser um tipo de projeto bastante complexo, criar identidades visuais sempre foi um trabalho que faço com muita vontade e cuidado. Dentre esses, posso separar alguns projetos que me foram especiais, seja pelo conceito, ou pelo resultado final do produto gráfico. E, com toda a certeza, nessa lista estaria incluída a identidade visual para a Biblioteca Luminescência, um projeto do qual me orgulho bastante, mas que ainda não havia comentado aqui no blog.

Criada ainda no primeiro semestre do ano passado, 2013, essa identidade visual foi elaborada para uma biblioteca situada no Povoado do Crasto, município de Santa Luzia do Itanhy/SE, e idealizada pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI. Trata-se de uma biblioteca de artes visuais implantada como forma de catalisar o desenvolvimento de uma comunidade, unindo a literatura e a arte. Seu nome foi inspirado pelo fenômeno luminescente que acontece no rio local durante a noite, graças a microorganismos, além de ser uma referência à sabedoria como iluminação.

Partindo de uma ideia sólida e com um conceito forte como esses, o projeto de identidade visual foi apenas um prolongamento do que se propunha ali: conhecimento radiante em forma de livros. A identidade precisava ser simples e despretensiosa como o próprio espaço e, ao mesmo tempo, empolgante para ser vista com estímulo e novidade.

O asterisco acabou surgindo como a escolha mais pontual: trata-se de um elemento tipográfico, utilizado em livros, normalmente como uma marcação para um diálogo, uma nota; e também pode representar uma centelha de luz, simbolizando o conhecimento. Ele aparece entre duas barras, que representam o livro contendo o conhecimento em seu interior. Para o logotipo, foi utilizada a magistralmente executada e divertidíssima Triplex, de Zuzana Licko. Um amarelo luminoso contrastando com o preto, foi o toque de estímulo final que a identidade precisava.

A naturalidade com que o projeto se deu e a união simples de todos os conceitos que precisavam ser passados pela biblioteca em sua assinatura visual me garantiu um carinho especial pelo resultado. O carinho hoje se estende não apenas pelo projeto, mas pela própria Luminescência e pelo Povoado do Crasto. E fico feliz em poder contribuir para o que eu acredito utilizando aquilo que eu sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário