No meio de tantas tarefas paralelas, eu consegui um tempinho para me preparar para um projeto futuro, ainda em fase de planejamento, e comecei a realizar um estudo na área da tatuagem. De forma absolutamente informal eu comecei a catar diferentes blogs de fãs de tatuagens ao redor do globo e pude perceber nuances e detalhes que, mesmo gostando de tatuagens desde a adolescência, eu nunca tinha reparado.
Os signos emergem o tempo inteiro na cultura da tatuagem, e adquirem significados diversos a medida que vão sendo apropriados por meios distintos. Porque, na verdade, tatuagem é uma prática que se modificou e adquiriu contornos muito diferentes em culturas diferentes. Ela é um grande exemplo de apropriação cultural desde início, com o Capitão James Cook.
Pra mim, perceber essas nuances e verificar os signicados diferentes que cada símbolo/desenho/sinal possui em um determinado meio é simplesmente o máximo. Num desses vários exemplos encontrei a tatuagem de cinco pontos, ou five dots tattoo.
Trata-se de um símbolo extremamente simples e absurdamente aberto para significações chamado de quincunce, ou quincunx em inglês. Ao meu ver, se enquadra no estilo de tatuagens de marca, que é quando a tatuagem é utilizada para designar o pertencimento de um indivíduo a um determinado grupo, gangue, ordem, religião... Nesse caso em particular, ela é mais comumente utilizada para marcar alguém que já passou muito tempo em cárcere. Os quatro pontos ao redor simbolizariam a prisão e o ponto central o prisioneiro. Essa ideia é forte principalmente na França, segundo li por aí.
Pela simplicidade dos elementos, por se apresentar monocromaticamente, é bem provável que ela tenha ganhado popularidade dentro das prisões mesmo. Mas a graça está nas diferentes interpretações que são feitas, dependendo da cultura em questão. Mesmo com uma pesquisa simples na Wikipédia já dá pra encontrar significados diferentes para a cinco pontos: pode significar a presença de companheiros de cela, durante o tempo em que um indivíduo ficou aprisionado; estar solitário no mundo (ter perdido família e amigos, por qualquer motivo); fazer parte de um grupo muito próximo de amigos; em Portugal, o mesmo símbolo está presente em diversos brasões, inclusive no próprio escudo português; outra interpretação que pode ter uma ligação histórica, é a de significar símbolo de fertilidade, isso pq quincunces são o padrão mais comum para plantação em pomares.
O famoso inventor Thomas Edison, que dentre seus engenhos estava incluída uma máquina para tatuar, possuía uma tatuagem de cinco pontos no seu antebraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário