26.2.12

Fellicia: identidade visual

Um dos projetos cujo resultado eu fiquei extremamente feliz foi a elaboração da identidade visual da marca Fellicia.
A marca Fellicia foi um dos produtos gerados pelo projeto “Cultura em Foco“ idealizado e executado pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI, e coordenado por Renata Piazzalunga. A ideia, segundo a coordenadora, consistiu em aplicar conceitos de economia criativa na região de Santa Luzia do Itanhy, município do interior de Sergipe. Para isso foi feito um levantamento iconográfico bastante completo listando os bens materiais e imateriais presentes na região. Esses bens seriam o ponto de início para gerar um trabalho voltado para economia criativa.
Assim, o artesanato local foi escolhido, principalmente devido a presença em abundância de várias fibras vegetais. O designer Kelley White foi responsável pela elaboração do desenho da maioria dos produtos confeccionados pelos artesões locais. Tais produtos incluem persianas, jogos americanos, luminárias... todos com um desenho contemporâneo. Há também a manta de minifuxico em padronagem pied-de-coq, projetada pelo estúdio Nada Se Leva.
Para a comercialização desses itens, um site de e-commerce foi criado e uma marca também. Assim nasceu a Fellicia, que tem seu nome extraído de uma das mais aplicadas artesãs do grupo.
Como já dá pra perceber, o cenário cultural é riquíssimo e trabalhar na geração de toda a identidade visual dessa marca foi bastante gratificante. Parafraseando Paula Scher, “my best idea is always my first idea”, assim que comecei o levantamento de dados, não tive muitas dúvidas sobre a direção que eu queria que a identidade tomasse.
Um junção direta da modernidade dos produtos com o artesanal do processo de produção. Isso possibilitou a construção de uma assinatura visual limpa e contemporânea, sem deixar de lado a sofisticação que o mercado específico para esses produtos requer. O símbolo é uma visão abstrata de um dos produtos mais representativos do projeto, a luminária Ka'pii r-endy.
Vários meses já se passaram desde que a proposta foi finalizada e hoje o Cultura em Foco é considerado um sucesso.
O site da Fellicia está online em Fellicia.com.br e lá alguns dos objetos podem ser vistos. Infelizmente, eu não participei da elaboração do layout do site, cuidando apenas da assessoria, mas fiquei satisfeito com o resultado no geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário